O mundo cristão se APROPRIOU de uma Mitzvá (Mandamento) ordenada pelo Eterno em sua Torá, cuja aplicabilidade, função, usufruto, local e objetividade são ESPECÍFICOS a um determinado contexto e período de tempo vigente pela Torá Sagrada, Adonai ordenou o sistema de Dízimos para uma função específica e Ele mesmo chama de LADRÃO todo aquele que se utiliza desta Mitzvá (Mandamento) indevidamente conforme foi revelado ao profeta Malaquias:
“Pode um homem ROUBAR de D’us? Contudo vocês estão me ROUBANDO. E ainda perguntam: “Como é que te roubamos?” Nos Dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande MALDIÇÃO porque estão me roubando; a nação (de Israel) toda está me roubando” (Malaquias 3:8 e 9)
“Também fiquei sabendo que os levitas não tinham recebido a parte que lhes era devida e que todos os levitas e cantores responsáveis pelo culto (do Templo) haviam voltado para suas próprias terras. Por isso REPREENDI os oficiais e lhes perguntei: "Por que essa negligência com o Templo de D’us?" Então convoquei os levitas e os cantores e os coloquei em seus postos. E todo o povo de Judá trouxe os DÍZIMOS do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos” (Neemias 13:10 a 12)
Observem que o Dízimo tinha uma função específica que veremos a seguir e quem se apropriasse da Mitzvá do Dízimo DESVIANDO-O para outras finalidades particulares, estaria debaixo de MALDIÇÃO, palavras do Eterno.
Resumo histórico:
A palavra “dízimo” aparece pela primeira vez em Gênesis 14: 18 a 20 no episódio da matança dos reis feita por Abrão, após o patriarca ter recuperado seu sobrinho e todos os seus bens, e dos despojos que sobrou, Abrão deu um Dízimo ao sacerdote Melk’tzedek, este preparou um Kidush com pão e vinho para celebrar a vitória de Abrão, embora neste contexto o dízimo apareça como uma oferta de gratidão, porém, o direcionamento desta oferta estava correto, isto é, foi direcionada a um Sacerdote do D’us Altíssimo, portanto não fugiu a regra da Torá, mesmo para aqueles que defendem o dízimo como oferta, de acordo com o contexto, deveria ser entregue a um Sacerdote do D’us Altíssimo, e não a uma instituição religiosa qualquer.
Porém, quando Adonai estabelece o povo de Israel como a Nação Eleita e Sacerdotal, Adonai faz do dízimo uma Mitzvá da Torá, transformando o princípio do Dízimo em LEI, a partir daí, o Dízimo NÃO PODERIA MAIS SER USADO PARA OUTROS FINS, tornando-se em grave violação da Torá o seu uso indevido e por pessoas DESABILITADAS por Adonai, e isto é um fato irrefutável.
Porém, quando Adonai estabelece o povo de Israel como a Nação Eleita e Sacerdotal, Adonai faz do dízimo uma Mitzvá da Torá, transformando o princípio do Dízimo em LEI, a partir daí, o Dízimo NÃO PODERIA MAIS SER USADO PARA OUTROS FINS, tornando-se em grave violação da Torá o seu uso indevido e por pessoas DESABILITADAS por Adonai, e isto é um fato irrefutável.
Dízimo era apenas um????
O mundo cristão se apropriou da Mitzvá do Dízimo porque viu nele um sistemo lucrativo de enriquecimento ilícito muito rápido e de construção e formação de grandes impérios denominacionais religiosos, mas vem a pergunta que não quer calar: Dízimo era apenas Um??? É aqui que começa o problema para a religião cristã e suas afiliadas. A grande maioria das igrejas ditas evangélicas e a própria igreja católica apostólica romana não mencionam, mas, no contexto da Beyt haMikdash (o Templo Sagrado), foi ordenado pelo Eterno como Mitzvá da Torá três (03) Dízimos como legislação vigente mencionadas na Torá, que são estes:
1º Dízimo Maasser Rishon=> Para o sustento da obra do Templo e seus respectivos REPRESENTANTES LEGAIS (Sacerdotes e Levitas – Números 18:21 e Malaquias 3:10)
2º Dízimo Maasser Sheni=> Dízimo para o próprio dizimista, para ser usado nas celebrações perante o Eterno, preferencialmente com a família nas Festas Sagradas do Eterno, as Santas Convocações (Levítico 23:1 e 2 / Deuteronômio 14:22 e 23)
3º Dízimo Maasser Aniy=> Para o sustento dos pobres, necessitados e menos favorecidos, órfãos, viúvas e estrangeiros pobres (Deuteronômio 26:12 e 13)
Agora eu faço uma pergunta óbvia: Qual das igrejas ditas evangélicas e católica que revindicam a cobrança de dízimos, praticam estas 3 formas de Dízimo que foi estabelecido pelo Eterno????
Estas religiões cobradores de Dízimos pegam apenas o dízimo que lhes interessa, ou seja, o Maaser Rishon e iludem seus adeptos dizendo que, como não existe mais o Templo de Jerusalém, suas ditas igrejas foram transformadas em “santuários” para D’us, porém, Adonai foi muito específico, os israelitas só deveria trazer os dízimos no local escolhido pelo Eterno onde ali habitaria o seu Nome, a saber, o Templo de Jerusalém, vejamos:
“Mas procurarão o LOCAL que Adonai, o seu D’us, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu Nome e sua habitação. Para lá vocês deverão ir e levar holocaustos e sacrifícios, DÍZIMOS e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos..... Então, para o LUGAR que Adonai, o seu D’us, escolher como habitação do seu Nome (Templo), vocês levarão tudo o que eu ordenar a vocês: holocaustos e sacrifícios, DÍZIMOS e dádivas especiais e tudo o que tiverem prometido em voto a Adonai” (Deuteronômio 12:5, 6 e 11)
O ERRO GRAVE: Todas as instituições religiosas cobradores de dízimos, IGNORAM e DESPREZAM uma ordem expressa do Eterno, que ordena a todo israelita levar seus dízimos a um Local específico onde o Eterno estabeleceria o seu Nome, a Beyt haMikadesh (Templo Sagrado), tais instituições pretendem aplicar aos dias de hoje, ignorando o restante, Isto é zombar do Eterno!
Assim diz a Torá a respeito da herança da tribo de Levi:
"Porque os DÍZIMOS que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em OFERTA alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.” (Números 18:24)
Nesta Mitzvá (Mandamento), até o dízimo sendo dado como OFERTAS deveriam ser direcionados aos LEVITAS e não para outros fins. Somente os da linhagem de Aharon atuavam como sacerdotes no Templo. Cabia, porém, aos levitas os serviços em geral que eram relacionados com o Templo. Normalmente, o dízimo era repartido entre eles. A décima parte do dízimo (portanto 1%) era entregue pelos levitas aos Cohanim/sacerdotes, em oferta ao Eterno:
“Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.” (Números 18:26)
Portanto não tem disse me disse, certas religiões cobram dízimos sob o pretexto de que estão recebendo uma oferta, mas a Torá é clara, mesmo como princípio de Ofertas alçadas deveria ser entregue aos Levitas, que é de direito pois, lhes foi dado como HERANÇA, se não fazem isto, continuam ROUBANDO a herança dos Levitas e por sua vez ROUBANDO ao Eterno. Este era o conceito original da parte dos dízimos que cabia aos levitas e sacerdotes. Contudo, na ausência do Beyt haMikdash (Templo Sagrado), e praticamente todo o seu sistema sacerdotal religioso, seria justo, legal e correta diante do Eterno a cobrança do Dízimo sob todas as suas formas??? A resposta da Torá é um sonoro NÃO!!!!!!!!!
Dízimo também é doutrina de Roma:
Da mesma forma como a igreja romana fez com o Shabat, ela pegou o princípio da santificação do sétimo dia ao Eterno, da uma nova conotação e o transforma no santo domingo, dia santificado dos cristãos, assim, agindo da mesma forma, a ICAR agiu com o Dízimo, que é uma Mitzvá da Torá, Roma tira o Dízimo de seu próprio contexto da Torá, da uma nova conotação e cria o sistema de dízimo cristão, que é este seguido atualmente por todas as instituições religiosas cobradoras de Dízimo, eis aqui a lei do Dízimo instituída como DOUTRINA CATÓLICA, expressa no Catecismo católico da doutrina cristã:
“Fé Católica » Nossa Igreja. Os Mandamentos da Igreja - Os 5 Preceitos Importantes Da Igreja.
5º Mandamento: Pagar Dízimos, conforme o costume. O quinto mandamento da Igreja prescreve e adverte que os fiéis cristãos batizados em Cristo também são responsáveis e provedores da construção do Reino de Deus aqui na terra, providenciando os meios materiais com as ofertas ou dízimos, a fim de prover o sustento ou salário daqueles que lhes anunciam o Evangelho do Reino, ou seja, dos "pastores eclesiásticos" responsáveis pela salvação das almas e edificação do Reino de Deus aqui na terra, "pois o operário merece o seu sustento" (Mateus 10, 10); - manter, construir ou conservar o Templo erguido em honra a Deus; assim como, auxiliar a instituição religiosa católica através dos seminários, na formação dos sacerdotes para prestarem serviço a Deus e ao seu Povo. "A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe" [Mateus 9, 37-38]” (Catecismo católico da doutrina cristã, disponível em: http://www.nossasenhoradocarmo.com.br/Site/conteudo.asp…)
5º Mandamento: Pagar Dízimos, conforme o costume. O quinto mandamento da Igreja prescreve e adverte que os fiéis cristãos batizados em Cristo também são responsáveis e provedores da construção do Reino de Deus aqui na terra, providenciando os meios materiais com as ofertas ou dízimos, a fim de prover o sustento ou salário daqueles que lhes anunciam o Evangelho do Reino, ou seja, dos "pastores eclesiásticos" responsáveis pela salvação das almas e edificação do Reino de Deus aqui na terra, "pois o operário merece o seu sustento" (Mateus 10, 10); - manter, construir ou conservar o Templo erguido em honra a Deus; assim como, auxiliar a instituição religiosa católica através dos seminários, na formação dos sacerdotes para prestarem serviço a Deus e ao seu Povo. "A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe" [Mateus 9, 37-38]” (Catecismo católico da doutrina cristã, disponível em: http://www.nossasenhoradocarmo.com.br/Site/conteudo.asp…)
Assim, observamos que, este sistema de dízimo cobrado hoje no cristianismo é doutrina de Roma, nada tem a ver com a Mitzvá ordenada pelo Eterno em sua Torá, por vários motivos, por ser um embuste, uma contrafação, uma farsa.
Dízimo na Aliança Renovada???
No contexto da Aliança Renovada não vigora o sistema de Dízimo até a segunda vinda do Messias, POR DOIS MOTIVOS CRUCIAIS:
1º- O Templo de Jerusalém não se encontra em atividade, portanto, qualquer Mandamento relacionado a ele está suspenso.
2º- No contexto da Nova Aliança, não está em vigor o sistema sacerdotal levítico, pois o Templo de Jerusalém foi destruído pelos romanos, e ficará assim até o Messias retornar para reconstruí-lo: “E o meu Santuário estará com eles, e Eu serei o seu Elohim e eles serão o Meu povo. E todos os gentios saberão que Eu Sou o Eterno que santifico a Israel, quando estiver o meu Santuário no meio deles para sempre.” (Ezequiel 37:27-28)
O sacerdócio celestial do Messias é segundo a ordem de Melktzedek (Hebreus 7:21 e 22), portanto, não necessita ser administrado por homens, porque Yeshua não entrou em Santuário feito por mãos humanas, assim, qualquer tentativa de se desviar o contexto bíblico escriturístico para se cobrar dízimos na era da Nova Aliança, será uma FRAUDE. Quando Yeshua cita a palavra “dízimo”, Ele tocou na palavra dízimo simplesmente porque o Templo ainda estava de Pé em sua época, e os israelitas cumpriam perfeitamente a Mitzvá (Mandamento) do dízimo, mas após sua ascensão NENHUM discípulo ordenou a alguma Congregação Nazarena que cobrasse dízimos dos fiéis, isso seria uma heresia, pois os discípulos estariam usurpando um direito dado por D'us SOMENTE aos levitas sacerdotes de recolher dízimos, observamos sim, os discípulos incentivando a doação de OFERTAS e CONTRIBUIÇÕES à Congregação, mas não o dízimos (ver II Coríntios 9:7).
“Cada pessoa deve contribuir com o que decidir no coração, não de má vontade nem sob compulsão (imposição, obrigação), porque o Eterno ama quem contribui com alegria...Ele deu com generosidade ao POBRE; sua Tzedakah durará para sempre.” (2ª Co 9:7-9)
O atual judaísmo tradicional cobra dízimos???
Todo judeu legítimo sabe que a Beit HaMikdash não está funcionando, e por conseguinte, todo o sistema sacerdotal vigente está SUSPENSO, por qual motivo o judaísmo moderno cobraria Dízimos de seus fiéis sabendo que isto resultaria em uma Grave Violação da Torá??? O judaísmo moderno NÃO TRABALHA COM O SISTEMA DE DÍZIMOS, e isto é um fato comprovado, nenhuma Sinagoga, seja de qual corrente for, Massort, Ortodoxa, Ultra Ortodoxa, Reformista ou Karaíta, NÃO COBRA Dízimos de seus fiéis, porém, observamos uma coisa curiosa em certas denominações pseudo judaicas, destas que se dizem crer em Yeshua como o Messias, algumas utilizam o mesmo sistema de dízimo instituído pela igreja romana, cobram dízimos de seus adeptos igual como se faz no cristianismo, VIOLANDO uma ordem expressa de D’us, de conduzir os dízimos a um determinado lugar, o Templo, e aos seus representantes legais, os Levitas e Sacerdotes, na verdade são cristãos transvestidos de judeus que dizem ter saído de Roma, mas levaram algumas de suas doutrinas na bagagem.
Conclusão:
Temos observado que o homem sempre tenta dar um jeitinho brasileiro de passar a perna em D’us, ignorando e desprezando suas ordens para fins de obtenção de lucro rápido e fácil, conforme disse o discípulo Shaul:
“Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de Lucro; Fujam destas pessoas.......Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” (I Timóteo 6:5 a 8)
Assim, que possamos ouvir a voz do discípulo do Messias que diz para fugirmos destas pessoas interesseiras que olham para você como uma $ifra, como também destas denominações pseudo judaicas que se dizem pregar o Verdadeiro Caminho de Yeshua mas que na verdade não passam de messigelismo sincrético romano.
Shalom.
Fonte: Judaísmo Nazareno
Rosh Marlon Troccolli - Beyt B'nei Avraham
Rosh Marlon Troccolli - Beyt B'nei Avraham
como manter uma igreja sem estes valores ?
Contribuição espontânea e voluntária para a obra de Elohim, como dizem as Escrituras:
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