Caiu ou não caiu do cavalo?
Sempre ouvi dizer que quando Paulo (também conhecido como Saulo) teve um encontro com Cristo, acabou caindo do cavalo (já ouvi até alguns arriscarem a falar a cor do cavalo de Paulo).
O fato é que quando lemos Atos, não visualizamos que Paulo estava a cavalo.
Vejamos o que está na bíblia:
"Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? " Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue." Atos 9:3-5
O que vemos aqui e que não há como negar é que Paulo realmente caiu e sobre isso não nos resta dúvida alguma. Tudo esta bem claro na narrativa. Porém, não se sabe como ou de onde caiu, ou seja, qualquer citação feita a respeito é mera especulação ou conjectura. Nada pode ser afirmado sobre isso.
Alguns pregadores justificam dizendo que o cavalo se assustara e fugiu. No entanto, veja o versículo 8: “...e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco.” Assim, esta justificativa é contraditória, pois se Paulo estivesse à cavalo, seus companheiros de viagem provavelmente estariam também, e o levariam na garupa até damasco, não o conduzindo pela mão, como afirma a Bíblia.
Portanto, a resposta correta biblicamente seria: “Paulo caiu por terra”, e não que teria “caído do cavalo”
sempre ouvi caiu no cavalo e acredito que nao seja uma conjectura creio eu assim,e mais nitido
ResponderExcluir